Reveladas gravações inéditas de João Gilberto

574

Uma série de canções do músico brasileiro João Gilberto, entre as quais cerca de 20 inéditas, foram disponibilizadas ‘online’ pelo Instituto Moreira Salles, no Brasil, para assinalar o 90.º aniversário de um dos fundadores da Bossa Nova.

As canções, que podem ser escutadas na página oficial do Instituto Moreira Salles, foram interpretadas e gravadas em 1959 e 1960, no começo da carreira de João Giberto, em tertúlias em casa de um amigo, o jurista, músico e cronista Carlos Coqueijo Costa, em São Salvador.

João Gilberto, que morreu a 06 de julho de 2019, é considerado um dos fundadores da Bossa Nova, um estilo musical derivado do samba e com influências do jazz, juntamente com António Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e outros jovens cantores e compositores da classe média do Rio de Janeiro.

“Chega de Saudade”, o primeiro álbum de João Gilberto, foi lançado em março de 1959 e é considerado por muitos o marco inicial da Bossa Nova, abrindo caminho para um novo estilo, fazendo uso apenas da voz e do violão.