Morreu Albert Uderzo criador das aventuras de Asterix e Obelix

293

Albert Uderzo, um dos desenhadores das aventuras de “Astérix”, livros vendidos em todo o mundo desde 1961, morreu esta terça-feira aos 92 anos, vítima de ataque cardíaco, confirmou a sua família.

Albert Uderzo, co-criador da série de banda desenhada “Astérix” com René Goscinny, morreu esta terça-feira aos 92 anos.

“Albert Uderzo morreu enquanto dormia na sua residência de Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas”, afirmou à AFP o seu genro, Bernard de Choisy.

“Astérix” tornou-se numas das séries de banda desenhada mais populares de todos os tempos. Publicadas inicialmente na revista “Pilote” e posteriormente em álbum, as aventuras de Astérix tornaram-se um verdadeiro fenómeno de popularidade: ao longo das décadas, venderam-se mais de 380 milhões de livros do guerreiro gaulês, o que o tornou a BD europeia mais vendida de sempre.

Ao mesmo tempo, principalmente nas décadas de 60 e 70, com a sua paródia inteligente e acutilante aos costumes da época, a série saiu das baias do público infanto-juvenil e tornou-se uma referência entre a intelectualidade europeia, sendo apreciada e discutida nas publicações de referência.

Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris depois da II Guerra Mundial, em 1945, com “Flamgerge” ou “Clopinard”, um pequeno idoso perneta que vencia todas as contrariedades. Em 1947-1948 criou personagens como Belloy e Arys Buck.

Em 1951, já com algum trabalho publicado, Uderzo conhece René Goscinny, que seria o seu principal parceiro criativo até à morte prematura deste em 1977. 

Juntos criam séries como a do índio Humpá-Pá, João Pistolão e Luc Junior e juntos participam na criação da revolucionária revista “Pilote”, em 1959, com Astérix a estrear-se logo no primeiro número.

Na mesma revista, Uderzo assegura ainda o desenho de outra série de BD mais realista, com argumentos de Jean-Michel Charlier: a da dupla de aviadores Tanguy e Laverdure.