Festival da Eurovisão deve realizar-se com público

279

O Governo da Holanda afirma que o festival Eurovisão 2021, que se realiza em Roterdão, pode contar com a presença máxima de 3.500 espetadores que devem apresentar um teste de PCR negativo antes de entrar na sala do evento.

A intenção do executivo holandês é organizar o espetáculo da Eurovisão no âmbito das investigações “Fieldlab Events” que já estão a ser desenvolvidas em jogos de futebol e concertos.

As investigações científicas consistem em experiências práticas que pretendem investigar a forma de organização de eventos de grande audiência de forma segura perante a pandemia de SARS CoV-2, noticiou a estação de televisão holandesa NOS.   

Aos nove espetáculos previstos no quadro do concurso Eurovisão – seis ensaios, duas semifinais e a final – podem estar presentes um máximo de 3.500 pessoas, ao mesmo tempo.

Para o efeito, os espetadores devem ter um PCR negativo para entrarem no centro Ahoy de Roterdão. 

Depois de ter sido cancelada a edição de 2020, em maio do ano passado, os organizadores do festival Eurovisão, no qual participa Portugal, têm estado a trabalhar nos últimos meses em quatro possíveis cenários para realizarem o evento de forma segura, do ponto de vista sanitário.

Assim, os trabalhos têm-se preocupado na forma de receber em Roterdão as delegações dos 39 países participantes, com medidas sanitárias como o uso de máscaras de proteção, cumprimento de períodos de quarentena e provas médicas (PCR).

Nas próximas semanas, a organização do festival espera poder dar mais esclarecimentos sobre a forma como vai receber o público do festival da canção, que se realiza entre os dias 18 e 22 de maio, e a forma como se vão vender as entradas para o espetáculo.

As decisões vão ser tomadas em conjunto pela União Europeia de Radiodifusão (UER), a autarquia de Roterdão e o centro de espetáculos Ahoy.

Texto: Lusa / Imagem: DR